quinta-feira, 21 de maio de 2009

O amor, o sorriso e a flor...


É de música que se alimenta o meu coração. Confesso. Isso explica que blogs anteriores tenham tido nomes de melodias que para sempre ficarão no ouvido. Coincidência (ou não) este sofre da mesma “doença”. Nome aportuguesado do mais recente álbum do projecto do espanhol Dani Macaco. Avante. Faltava tema para inaugurar este novo espaço, até que hoje logo depois do almoço chegou à minha secretária “O amor, o sorriso e a flor – o essencial da bossa nova”. Sorri. A mente logo atravessou o Atlântico deixando a leve saudade do pé no chinelo e do sol a estalar no corpo. “Água de beber” consegue ter a mágica capacidade de trazer a jinga de ombro como quem deixa embalar o corpo num qualquer serão ao luar enquanto o intérprete canta o Português adocicado. Maysa ajuda na viagem. A música brasileira tem em mim uma espécie de efeito de porto seguro. Seja em altos decibéis ou na melancolia da tristeza. Na semana passada, lancei a filha do João Gilberto nas alturas. Logo depois uma tia contou que o meu vizinho de baixo, velhinho e acabado de chegar do Brasil, está “muito mal”. A consciência pesou: “Coitado do senhor e eu aqui de música alta”. No dia seguinte pedi desculpa à filha. Disse-me para aumentar o volume. O pai veio contrariado para Portugal e mal ouve a minha música fecha os olhos e deixa-se embalar…

2 comentários:

  1. Ora Ora, bem aparecida sejas! Parabéns pela nova casa, tem boa pinta, como de costume.

    Raios, onde foste buscar essa fotografia, não é que convida mesmo a uma prainha :-))

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Os entendidos têm, muitas vezes, pudor em usar a expressão «paisagens sonoras». Por certo que nunca foram ao Brasil. Eu também não fui, mas quem vir imagens aéreas do Cristo Redentor e da Baía da Guanabara, não pode deixar de associar as fantásticas imagens ao «Samba do Avião». E embala, dá vontade de ir. É música viva, o Brasil...

    ResponderEliminar